domingo, 1 de novembro de 2015

025 - Escutando Detalhes Inaudíveis

Olá, amadjeenh@s de Tom!
Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada, boa qualquer-hora-que-você-estiver-aqui-a-nos-visitar!!! É sempre bom ter a sua presença conosco! MiniTom e eu amamos vocês, tá?
É incrível ver que meus trigêmeos (a sempre lembrar: a Discoteca, a Filmoteca e a Biblioteca) têm me dado um enorme impulso no ânimo - de repente me vejo animado, e todos os dias, eu estou planejando, escrevendo algo e buscando coisas novas para postar neles ao menos uma horinha do dia - nem que seja pelo celular. Quem diria?
Já falei antes, e eu sei BEM o quão clichê isso pode parecer, mas é lógico que nenhum dos Trigêmeos teriam durado nem um mês - nem minha auto-estima estaria melhorando assim - se não fossem VOCÊS! Afinal, a alegria dum blogueiro é ver o retorno das suas postagens! Então, sou grato por demais a vocês, e espero que vocês continuem a vir, prestigiar, meter o bedelho, descer o sarrafo, rir e chorar comigo. E DEIXEM SUGESTÕES! A caixa de sugestões dos Trigêmeos está sempre aberta à espera de vocês, beleza?
Enfim: cá estou eu vindo cumprir minha promessa de trazer mais da minha Alagoas para vocês!
Depois de falar sobre Gustavo Guri, Wado e Gabriel Duarte, acho que chegou a hora de buscar uma presença feminina pra botar fibra de verdade aqui na Discoteca - com todo o respeito aos rapazes, por favor!
De novo, ainda não será desta vez que a Discoteca falará de Junior Almeida, Djavan ou Hermeto Pascoal, AINDA! Mas ao menos, desta vez, não lhes levarei tão ao underground assim. Como Wado, o nome de hoje já é relativamente conhecido! E é um ser apaixonante!
E então, vamos escutar... digo, vamos seguir com os trabalhos de hoje?

Fonte da imagem: https://itunes.apple.com/

Single: Escuta
Artista: Millane Hora
Gravadora: Emeagá Produções
Data de lançamento: 2006
Data de relançamento: 31/03/2015
Fonte da imagem: http://thevoicebr.com/
Millane Fabrícia da Hora Figueiredo Fortes... encurtando: Millane Hora, nome tarimbadíssimo em Alagoas. Natural de Arapiraca, filha de um dos líderes dos Seresteiros da Pitanguinha, já estava claro que a música corria nas veias da menina, que cedo na vida já cantava em bailes à frente de bandas de ritmos musicais bem diferentes, que vão do pop-rock ao axé, como a Face Nova. Como música é atividade incerta, ela decidiu investir em algo mais "sólido" e tornou-se advogada - mas sem deixar a música de lado. Tanto não deixou que logo viriam os reality shows as competições nacionais televisionadas: em 2006, chegou ao Top 30 na primeira temporada do "Ídolos", na rede do Silvio Santos (quando ainda assinava Millane Fortes), participou dum concurso pra integrar a banda do programa do Fausto Silva, cantou com Ivete Sangalo no carnaval de Salvador em 2010, após ganhar um concurso promovido pela baiana, e ganhou finalmente a exposição desejada ao participar da temporada 2014 do The Voice Brasil.
Fonte da imagem: http://www.youtube.com/
Entre Ídolos e The Voice, ela tratou de fazer seu nome nos palcos alagoanos, com shows conceituados e que chamam a atenção pelo primor nos detalhes (desde o repertório e banda a figurino e cenário), lançou o dvd "Despertar Meu Destino" em 2009 e o álbum "Vent Vert" em 2011, além de dar uma engordada na conta bancária: é dona de uma loja de roupas femininas, gravou alguns jingles e também é garota-propaganda de algumas marcas da terra.
Fonte da imagem: http://www.tribunahoje.com/
Mas assim que saiu de sua participação em Ídolos, Millane se enturmou com alguns nomes da MPB: dividiu palco com Leoni, encontrou as joiadas Jana Figarella e Isabela Moraes (já as citei bem de leve aqui na Discoteca, quando falei do Tony Maciel), e canções lindas foram invadindo a internet. Uma delas voou particularmente alto e chegaram às ondas radiofônicas alagoanas. Esta pérola se chama Escuta.
Escrita pelo maravilhoso Dudu Falcão (de longe, um dos compositores favoritos de Tonzinho, aqui), Escuta parece ter sido feita sob medida pra voz delicada de Millane (e, pelo visto, foi feita PARA ELA, pois nunca encontrei uma outra versão por algum medalhão ou mesmo um pseudo) - a atmosfera evoca o dream pop que vez por outra aparece nas rádios - este, com uma pegada mais ligada à MPB. O piano circulando pela zona mediana puxando mais para as notas agudas, além de casar bem com a voz da Hora, criam um clima agradável e nada desafiador ao ouvinte - que precisa justamente passar por uma jornada suave nas emoções evocadas por este tipo de canção.
Fonte da imagem: http://www.youtube.com/
A letra de Escuta fala daquela incerteza que sentimos quando não sabemos nos expressar, mas sentimos que todo o corpo já entregou nosso estado de espírito frente o alvo de nosso afeto. Trocando em miúdos, aquela criatura sem muito traquejo social que tem de lidar com o encantamento por alguém sem saber como externá-lo a este alguém. Como não se identificar com isso?
A decisão de Millane de relançar o single agora, no calor de uma nova temporada do "The Voice", parce acertada. Escuta é uma daquelas músicas que você não consegue escutar sem derreter o coração ou sentir AQUELA dor-de-cotovelo. É a música que utilizo para introduzir @s conhecid@s ao trabalho de Millane - até hoje não ouvi NINGUÉM dizer que não gostou ou que não sentiu nada, e também é das minhas músicas favoritas de todos os tempos. Deve ser porque ela me lembra que aqui ainda bate um coração.
Logo, nada mais justo que não apenas Alagoas a escute.

VEJAM TAMBÉM!
Biblioteca

"Manual do Arquiteto Descalço"
(técnico)
Johan Van Lengen
Filmoteca

"A Dança dos Vampiros"
(longa-metragem)
Roman Polanski

Nenhum comentário:

Postar um comentário