quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Blogueiro Convidado 01: THIAGO HENRICK

Olá, crionças!
Tudo certinho com vocês? Ah, que bom saber! Uau, SÉRIO? DEIXA DESSA!!! Parabéns, que maravilha! Estou orgulhoso de você!!!
Hoje é um dia feliz pra mim: me permiti dividir meus Trigêmeos, a começar pela Discoteca, com vocês em um nível além. Por que não chamar amig@s para dividir este espaço, de vez em quando? Enfim, decidi: a partir de hoje, com alguma periodicidade ainda por definir, a Discoteca, a Filmoteca e a Biblioteca ganharão um@ AMIG@ BLOGUEIR@ CONVIDAD@!!!

Eu teria sempre a obrigação moral de iniciar a lista de blogueiros convidados com este cara aqui da foto ao lado, por uma série de motivos.
  1. Somos amigos a onze anos. É tempo pra car...amba, se colocarmos em perspectiva! O cabra atura meus pantinhos, tem (quase) toda a paciência do mundo com minha sanha cricri perfeccionista, me aconselha por vezes sabiamente (mesmo sabendo que eu provavelmente não seguirei)...
  2. O jeito distraído dele é divertidíssimo. Ele chama de "piscianisces". Eu, particularmente, não sou dos maiores crentes em astrologia, mas quem sou eu para questionar, né? Posso dizer que o jeitão por vezes aéreo é o charme dele.
  3. Ele é um dos meus melhores amigos. É a ele que recorro quando a barra aperta psicologicamente pro meu lado, ele tem esta habilidade meio calmante advinda de sua natureza de evitar conflitos, aliada à distância daquel@s que estão de fora das situações, que lhe permite enxergar novos ângulos.
  4. Ele é um dos melhores amigos de TODO MUNDO Ele é a RevisTHa Caras - só coisas boas pra falar de todo mundo - embora, ultimamente, tenha surgido uma versão PreTHo Gil: amigão de tod@s, mas cheio de veneno...
  5. Ele já me chamou pra contribuir com o seu blog mais de uma vez. Por provável escassez de outros colaboradores alguma razão, este moçoilo pede a minha colaboração em seu blog, o que faço sempre com o maior prazer! Nunca consegui entregar algo a ele de real qualidade (deve ser por isso que escrevo sempre, pra me redimir), mas ele parece sempre achar legal o que eu mando. Ele é uma coisa fofa!
  6. A culpa razão de eu ter entrado na "blogosfera" foi toda dele! Ele tinha um blog muito legal, que eu acompanhava religiosamente, e acabou me pondo a pergunta "e por que não?". Iniciei com um pessoal, fui convidado a participar de mais alguns... os Culture Rangers viriam logo depois (aliás, ele também fez parte do grupo!)... O EcoUrbanista veio, abrindo espaço para que, eventualmente, nascessem os Trigêmeos.
Então, deixo-o com vocês. Tratem muito bem o meu amigo, hein? Se comportem, crionças!
Com vocês, Thiago Henrick!

Fonte da imagem: http://baixandoradical.blogspot.com.br/

Álbum: Antes do Mundo Acabar
Artista: Zélia Duncan
Gravadora: Biscoito Fino
Data de lançamento: 23/10/2015
“ANTES DO MUNDO ACABAR”, DEIXO REGISTRADA MINHA GRATIDÃO!

Zélia Duncan é uma antiga amiga. Mais que isto: foi minha maior conselheira nacional quando ainda era um adolescente perdido e conturbado, na reta final dos anos 90. Suas músicas – ainda que herméticas - davam algum sentido na minha também hermética vida! Eu enxergava alguma luz em suas letras, orquestradas pelo delicioso “folk” que imperou em seus primeiros discos – dentre eles, meus prediletos: “Intimidade” (1996) e “Acesso” (1998).
A partir de então, essa niteroiense de voz grave e bem entoada se tornou meu alvo de perseguição. Acompanhei toda sua carreira com rigor de fã apaixonado. Joguei-me com louvor no arco íris rítmico do “Sortimento” (2001); aprendi muito mais sobre as grandes damas do rádio com suas releituras de “Eu Me Transformo Em Outras” (2004); Testemunhei sua versatilidade, embutida num disco plural (“Pré-Pós-Tudo-Bossa-Band”, de 2005); emocionei-me com a era “Pelo Sabor Do Gesto” (2009), a mais sensível e melancólica da cantora e, por fim, me transportei pro seu universo de intérprete, mediante dois projetos que homenageavam ídolos seus que se tornaram meus: “Totatiando” (Luiz Tatit, de 2011) e “Tudo Esclarecido” (Itamar Assumpção, de 2012).
Fonte da imagem: http://cultmagazine.com.br/
Durante toda sua carreira, Zélia, que começou no folk, passou a flertar com muitos estilos musicais, como maracatu, maxixe, choro, reggae, jazz, blues, rock e samba – este último, diria que com mais frequência. O “pezinho” da cantora nesse ritmo tão brasileiro é antigo. Uma parceria histórica com Beth Carvalho comprova isso (“1800 Colinas”). Mais ainda: com Lulu Santos, lançou a excelente “Quisera Eu”, do disco “Pré-Pós-Tudo-Bossa-Band”; “Na Hora Da Sede” (eternizada na voz de Clementina De Jesus), é um dos pontos altos do disco “Sortimento” e, ao lado de Martinho Da Vila, sambou bonito uma letra criativa de Itamar Assumpção (“É De Estarrecer”), para o álbum “Tudo Esclarecido”. Os ritmos derivados do samba (como chorinho, ijexá e maxixe) fizeram parte também de seu disco “Eu Me Transformo Em Outras”.
Mesmo com todos esses momentos sambistas, a cantora sentia que ainda estava em débito com o estilo...e o pagamento veio agora, em 2015! O aclamado disco de sambas de Zélia – “Antes De O Mundo Acabar” (2015, Biscoito Fino), ao contrário do que muitos pensavam, veio bem autoral. A cantora se dedicou exclusivamente ao ritmo, convocando grandes mestres sambistas para darem seu toque de classe ao projeto, atuando em parceria com eles na composição musical e nas letras. O disco tem batuques, diversidade nos estilos de samba – mais lentos e mais rápidos, e muitas vocalizações. Os “lá lá laiás” tão típicos dos sambistas estão lá, pois Zélia literalmente se transformou numa sambista de primeira. Parece surreal imaginar? Ouça o disco!
Fonte da imagem: http://www.arteview.com.br/
A abertura do álbum é a faixa “Destino Tem Razão”, cujos batuques afros já convidam o ouvinte a adentrar no terreiro firme de um delicioso samba. A voz de Zélia está poética e firme! Xande De Pilares, que é um dos principais parceiros neste projeto, também canta na minha faixa preferida (“No Meu País”, cheia de críticas à situação atual do Brasil, em diversos temas polêmicos, como a Redução da Maioridade Penal). Ana Costa – amiga íntima de Zélia – comparece na lírica “Alameda Dos Sonhos”; Riachão, que já fez curiosas parcerias na MPB (Como com “Cássia Eller”, em “Vá Morar Com O Diabo”, aqui dá seu tom peculiar em “Por Que Você Não Me Convida Agora?”). Já o veterano Arlindo Cruz traz seu ar de sambista clássico na pérola “Dormiu, Mas Acordou”.
Há ainda mais uma frutífera parceria da cantora com Zeca Baleiro – com quem saiu em turnê no último ano. A união dos dois universos rendeu o título deste projeto, o samba “Antes De O Mundo Acabar”. Também, ao lado de Pedro Luís, surgiu a excelente “Um Final”, que, pra mim, é outro dos pontos altos do disco. Para não me estender (mais ainda), não falarei das outras faixas, apenas da música de trabalho, “Olha, O Dia Vem Aí”, que é mais uma dobradinha com Xande de Pilares, e que foi escolhida a dedo para apresentar o álbum. Este, sem sombra de dúvidas, já figura dentre os meus prediletos da cantora.
Fonte da imagem: http://rd1.ig.com.br/
Destaco ainda a capa, na qual a cantora exerce a prática de “knolling”, que nada mais é do que arranjar os objetos em uma superfície arrumando-os por cor, tamanho e ângulo, para serem fotografados. Uma das mais bonitas da carreira da cantora, sobretudo!
Esse texto, mais do que uma pretensa resenha musical (não entendo nada de samba), é um agradecimento a Zélia, minha grande inspiradora. Por causa de “Antes Do Mundo Acabar”, entrei de vez no universo do samba, que até então não me tocava tão forte. Agora, estou atrás de álbuns de outros sambistas, com muita sede de aprender sobre esse estilo tão rico. E graças a Zélia – ela, decididamente, me faz um ser humano musical melhor! 

COTAÇÃO: *****
Fonte da imagem: https://www.facebook.com/henrickmcz

Alegria dum fã orgulhoso!
Chequem os textos do Thiago Henrick na blogosfera!
EnTHulho Musical

VEJAM TAMBÉM!
Biblioteca

"Manual do Arquiteto Descalço"
(técnico)
Johan Van Lengen
Filmoteca

"Elvira, a Rainha das Trevas"
(longa-metragem)
James Signorelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário